Hi guys! Hoje iremos falar sobre gêneros musicais! Que gostamos de música não é novidade pra ninguém, mas que tal sabermos a nível nacional quais os gêneros musicais que os seguintes países anglófonos curtem? A música é um dos maiores componentes culturais que formam a identidade nacional de um país, e esses gêneros são expressões disso! Shall we?
1.Estados Unidos – Hip-hop
Com os Estados Unidos podemos esperar muita diversidade. Lar de muitos gêneros musicais que influenciaram toda a música mundial, os U.S. até hoje ditam o que é popular e o que não é. Jazz, blues, rock, pop, r&b, todos estes surgiram nos Estados Unidos, e continuam fortes até hoje, uns mais que outros, mas todos possuem uma cena forte independente do sucesso comercial. O gênero musical que lidera o zeitgeist (palavra em alemão que significa espírito do tempo, uma espécie de dominância cultural) é o hip-hop. O hip-hop é um movimento cultural influente que surgiu no Bronx, na cidade de Nova York, durante a década de 1970. Ele engloba vários elementos, inclusive música rap (sendo o mais proeminente atualmente), DJ, breakdance e arte do grafite. Falando sobre o rap, ele é caracterizado por seu estilo rítmico e poético de letras, que possui várias interseções com outros gêneros já mencionados, como o r&b e o jazz. Ele se transformou em um fenômeno global, transcendendo fronteiras e conectando pessoas de diversas origens, inclusive sendo muito forte no Brasil. Os artistas de hip-hop geralmente usam sua música para abordar questões sociais e políticas, dando voz às comunidades marginalizadas, mas não se limitam somente a isso, podendo falar de outras questões que compõem o dia-a-dia dos artistas. O gênero produziu figuras icônicas como Tupac Shakur, Notorious BIG, Jay-Z e Eminem, entre outros. A cultura hip-hop tem um impacto significativo na moda (Cito o controverso Kanye West por aqui, que além de um influente rapper, é um ícone da moda) na linguagem e na arte, influenciando a cultura popular em todo o mundo. Particularmente, adoramos hip-hop, e adoraríamos assistir a shows de rap em terras estadunidenses, quem sabe um dia…
2.Canadá – Pop
Tendo uma óbvia e forte influência da música estadunidense, o Canadá também possui sua forte cena musical e contribuição mundial. O gênero que predomina no Canadá é a música pop! Sendo extremamente popular no Canadá, ela desempenha um papel significativo na cena musical do país. O Canadá tem uma rica tradição de produção de artistas de música pop talentosos que ganharam reconhecimento internacional. Alguns dos artistas pop mais renomados do Canadá incluem Celine Dion, Justin Bieber, Shania Twain, Michael Bublé e Drake (que também é um artista de hip-hop), entre outros. A popularidade da música pop no Canadá é evidente em sua presença nas paradas musicais locais e internacionais. Artistas canadenses frequentemente alcançam sucesso não apenas no mercado doméstico, mas também em todo o mundo, contribuindo para a diversidade e vitalidade da música pop global. O Canadá tem uma indústria musical robusta e suporta uma ampla variedade de gêneros musicais, mas a música pop continua a ser uma força dominante, influenciando a cultura e a identidade musical do país. A cena musical pop no Canadá está constantemente evoluindo e produzindo novos talentos, garantindo que seu impacto na cena musical global permaneça significativo. Pra além do frio, até que temos uma cena musical interessante, não é mesmo?
3.U.K. – Pop/Rock
O pop e o rock estão há muito tempo entre os gêneros musicais mais populares do Reino Unido, com uma herança musical rica e influente que remonta há décadas. O Reino Unido produziu muitas bandas e artistas icônicos de rock e pop, como The Beatles, Queen, The Rolling Stones, Adele, Ed Sheeran e muitos outros. Esses gêneros continuam a prosperar no vibrante cenário musical do Reino Unido. Estatísticas mostram que irão haver 6.375 shows futuros em todo o país nesses gêneros nos próximos tempos, e isso é uma prova de sua popularidade duradoura. Esses shows proporcionam aos amantes da música a oportunidade de experimentar apresentações ao vivo, conectando-se com seus artistas favoritos e descobrindo novos artistas, que realmente são muitos. O Reino Unido tem um setor musical bem desenvolvido e uma forte tradição de festivais de música, que geralmente apresentam uma mistura de artistas de rock e pop. Esses eventos atraem não apenas o público local, mas também o internacional, contribuindo para o impacto cultural e econômico do país no cenário musical global. Vale a pena observar que a pluralidade de subgêneros específicos do rock e do pop pode variar com o tempo, e os artistas podem incorporar elementos de outros estilos musicais para criar sons inovadores e diversificados. A música no Reino Unido continua sendo uma força dinâmica e em evolução, com o rock e o pop continuando a desempenhar um papel significativo na formação do cenário cultural do país. Música no Reino Unido é uma coisa certa! Nunca vai faltar.
4.África do Sul – Kwaito/Afropop
A música sul-africana é extremamente rica e bebe de muitas fontes, sejam dos tradicionais ritmos nacionais, quanto de ritmos internacionais. Aqui elencamos os dois mais populares gêneros musicais na África do Sul: o kwaito e o afropop. O Kwaito é um gênero de música eletrônica muito popular na África do Sul. O gênero teve origem no início da década de 1990 e combina elementos de house music, hip-hop e música tradicional africana. O kwaito é caracterizado por seu ritmo relaxado e produção minimalista, que permite a utilização de vários sons e elementos percussivos. Tornou-se o gênero mais popular (de fato) na África do Sul e sua influência pode ser ouvida em todo o continente africano. O kwaito tem sido descrito como um reflexo das condições socioeconômicas da África do Sul e de sua cultura jovem, com muitas de suas letras abordando temas de luta e resistência. Já a african popular music ou afropop, é um gênero que tem se tornado cada vez mais popular na África do Sul ao longo dos anos. É uma fusão de sons tradicionais africanos, como o highlife, com hip-hop e r&b. Essa fusão de estilos criou um som único que agrada a uma ampla gama de públicos. Os artistas do Afropop geralmente combinam instrumentos tradicionais com batidas e letras contemporâneas, criando um som que é ao mesmo tempo inovador e familiar. Tornou-se um gênero popular na África do Sul, com inúmeros artistas fazendo sucesso nas paradas e nos festivais de música. Curtiria uma baladinha em terras sul-africanas sem sombra de dúvidas!
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022