Hi guys! Welcome to spooky season!
Aqui no Brasil, o calor só vai aumentando com a chegada de outubro, mas nos países mais ao norte, como The United States, o outono traz consigo a estação das folhas, das abóboras e, mais importante, das assombrações! Muita gente fora dos EUA inveja as divertidas comemorações do Halloween, tentando até mesmo imitar a festa com doces e travessuras -ou melhor, trick or treats. Contudo, na falta do frio outono e das festas de halloween, nada melhor para atrair o espírito do terror que um bom filme, certo? O clássico filme de terror, cheio de clichês, ou “tropes”, é tudo o que um brasileiro precisa para participar dessa estação. E já que estamos falando em clichês, que tal uma lista dos indispensáveis para esse mês das bruxas? Vai pegar sua pipoca e sua máscara de “Ghostface “, e vamos descobrir os melhores clichês de filmes de terror!
⦁ What a creepy group…
Todo mundo já deve ter visto um desses filmes de terror onde a história gira em torno de um grupo, no mínimo, incomum. Pode ser uma família sinistra de canibais, como em “The Texas Chainsaw Massacre” (1974), ou apenas um grupo de sádicos encapuzados, como em “The Strangers” (2008). Se com um único vilão o filme já fica assustador, imaginem como é assistir um grupo inteiro deles!
⦁ True story (?)
Já sabemos que um filme vai tirar nosso sono quando ele começa com a famosa frase “Baseado em fatos reais”. Será mesmo? Filmes como “The Exorcist” (1973) e “The Conjuring” (2013) tentam aumentar sua esfera de tensão e medo nos fazendo crer que tudo aquilo realmente aconteceu, tim tim por tim tim. Claro que não precisamos de nenhum gênio para perceber que algumas coisas não são realmente baseadas em fatos reais, certo? Em certos filmes, o único fato que podemos considerar real é o de que tudo não passa de uma mentira!
⦁ Haunting basement, haunting attic
A arquitetura das casas brasileiras geralmente não incluem os famosos porões e sótãos que vemos nos filmes de Hollywood, e nisso nós somos bem mais espertos que eles. Afinal, para quê você iria querer um porão? Talvez para guardar caixas velhas ou abrigar um monstro terrível com rosto de palhaço, como no filme “It” (2017). Ou que tal um sótão para esconder sua coleção de bonecas sinistras e, de brinde, alguns espíritos malígnos loucos para possuir criancinhas, tipo no filme “Insidious” (2010). Seja qual for o uso deles para esses cômodos, é sempre melhor evitar acúmulos de caixas, ou ao menos guardá-las na garagem.
⦁ The final girl
Filmes com vários personagens sempre terminam da mesma forma: mortes horripilantes e uma última alma sobrevivendo para contar a história. Essa é a nossa típica Final Girl, geralmente a nerd esforçada que não se mete em problemas e prefere passar mais tempo cuidando de seus vizinhos pequenos e fazendo lição de casa. O vilão tenta e tenta, filme após filme, mas nunca consegue pegar a nossa heroína. Ela pode ser Laurie Strode de “Halloween” (1978), ou Alice Hardy de “Friday the 13th” (1996). De qualquer modo, hoje já sabemos que a escolha da final girl geralmente é baseada em aspectos machistas e patriarcais, já que as outras mulheres mortas durante esses filmes são sempre taxadas como promíscuas e merecedoras de seus finais. No fim das contas, girls just wanna have fun, e é melhor que Michael Myers e Jason se acostumem com isso!
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022