Hi guys! How’s it going?
Hoje iremos conhecer um pouquinho mais sobre o grande (porém pequeno em tamanho) Nova Zelândia! Um país que realmente não é tão conhecido pelos brasileiros, mas que ano após ano se aumentam os números de turistas e até imigrantes presentes no país. Apesar de pequeno e pouco populoso, a Nova Zelândia possui uma cultura riquíssima que vale muito a pena ser conhecida. Shall we?
1.Nova Zelândia: Um país de Hobbits
Uma das maiores séries de livros de toda a história da literatura e subsequentemente da história do cinema, Senhor dos Anéis é um nome clássico, não só entre os fãs do universo, mas do público pop em geral. Os filmes foram todos gravados em mais de 150 locações na Nova Zelândia. As belas paisagens exóticas e geografia propensa proporcionaram um cenário perfeito para a realização da maioria das cenas. Muitos dos lugares de filmagem se tornaram pontos turísticos, sendo um dos mais procurados O Condado, o sítio onde repousam as 44 tocas de hobbits (raça mais importante da saga), que fica na vila de Hobbiton, localizada em uma fazenda próxima à Matamata (cidade pertecente à Waikato, região norte da Nova Zelândia), e por lá turistas podem ficar a vontade para tirarem uma foto em frente a casa de Bilbo Baggins!
2.Mais ovelhas que pessoas?
A Nova Zelândia, além de ser um país pequeno, é um país pouco povoado. Seu tamanho é parecido com o do Reino Unido, por exemplo, que tem cerca de 64 milhões de habitantes, enquanto que a Nova Zelândia possui apenas 4.4 milhões. E sim, poucas pessoas, porém… mais ovelhas? Sim, estudos mostram que para cada neozelandês existem entre 4 e 5 ovelhas. Bom, podemos dizer que a Nova Zelândia exporta muita lã, certo? De fato, um dos maiores exportadores do mundo! Esperamos que os neozelandeses estejam bem agasalhados!
3.A praia nunca está longe!
Já comentamos como a Nova Zelândia é um país pequeno, o que pode realmente ter muitas vantagens – principalmente se for um país insular. Nenhum lugar no país está a mais de 128 km do oceano, o que é uma viagem rápida de mais ou menos 1 hora. Isso significa um verdadeiro sonho: esquiar e surfar no mesmo dia! Uma ótima pedida é conhecer a incrível praia de Wharariki, localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia, que é banhada pelo mar da Tanzânia e que se configura como uma verdadeira praia paradisíaca: deserta, ótima para longas caminhadas e propensa para o surfe.
4.Kiwi?
Todos conhecemos esse nome em referência à deliciosa (e também estranha) fruta que consumimos aqui no Brasil, mas esse nome significa 3 coisas na Nova Zelândia! Primeiramente a própria fruta, em que o país é o segundo maior exportador do mundo (assim naturalmente sendo uma fruta comum no país); Kiwi também é o nome de uma ave de pequeno porte, nativa do país, e que é um símbolo de identidade nacional; Por fim, kiwi é a forma coloquial que são chamados os neozelandeses (similar ao “aussie” na Austrália). Kiwi pra cá, kiwi pra lá.
5.Vitória das neozelandesas!
O lugar mais distante do mundo é também o mais progressista no que diz respeito aos direitos da mulher. Enquanto o Reino Unido e os Estados Unidos tiveram participação feminina nas votações apenas em 1918 e 1920, a Nova Zelândia foi pioneira. Em 1893, houve a implementação dos direitos das mulheres, assim o país foi o primeiro do mundo a permitir o direito ao voto para todas. O progresso não para por aí e continuando como pioneira nos direitos de sua população, em 2013, a Nova Zelândia permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022