10 abreviações do inglês que você precisa conhecer
Hi guys! How’s it going?
A chegada da internet com certeza tornou nossa vida muito mais prática. Tudo que precisamos está no alcance de um clique, e agora é muito mais simples contatar alguém por email ou Whatsapp. Contudo, a agilidade na comunicação não ficou só no canal por onde enviamos uma mensagem, ela está na mensagem em si. Tbm, sla, pfv, obg…. São apenas alguns exemplos da maneira que nós, brasileiros, encurtamos nossas mensagens, mas você com certeza já ficou confuso tentando ler um texto em inglês cheios de códigos indecifráveis como IDK, LOL, ASAP… Já tentou descobrir o que diabos eles significam? Se não, continue lendo para aprender as 10 abreviações do inglês que você precisa conhecer!
1.AKA
A expressão A.K.A. é uma sigla (estrutura formada das letras ou sílabas iniciais de outras palavras) muito utilizada pelos nativos, seja na internet ou até mesmo num cotidiano informal. A expressão quer dizer Also Known As, que traduzindo ficaria “também conhecido como” ou até mesmo “vulgo”. Ela é utilizada bastante por artistas, mas no uso geral, A.K.A. é usada para se referir a algum apelido ou algo que remeta a pessoa que está sendo referenciada.
Veja alguns exemplos de uso:
– Bruce Wayne, aka Batman, is by far my favorite DC character!
– Michael Jackson, aka The King of Pop, sold over 750 million records during his entire career.
2.ASAP
A expressão ASAP é um acrônimo, ou seja, ela é pronunciável e se lê como se fosse uma palavra só. No entanto, Asap significa As Soon As Possible, que traduzindo fica: O mais rápido possível. Ela é usada geralmente em conversas na internet (emails e mensagens de texto) usada para pedir uma resposta urgente.
Fun fact: Asap Rocky, aka marido da cantora Rihanna, é um rapper americano e membro do coletivo ASAP, constituído por produtores, rappers e diretores de videoclipes. O nome do coletivo é o acrônimo de Always Strive And Prosper, que em português significa “Sempre Lute E Prospere”
3.LOL
Essa expressão é uma sigla bem comum, sendo até mesmo usada por nós brasileiros para nos comunicar na internet ou por mensagens de texto. O LOL é como se fosse o “kkkkkk” deles, e significa Laughing Out Loud, ou em bom português, rindo alto. É utilizado para situações cômicas, ou até mesmo demonstrar ironia com um “riso sarcástico”. A versão mais enfática do LOL é o LMAO, que significa Laughing My Ass Off, ou apenas Rindo MUITO.
4.IDC
Geralmente utilizada de maneira informal em conversas online, IDC é uma sigla para I Don’t Care, que se traduz como Eu não ligo ou Eu não me importo. A expressão é usada para demonstrar desinteresse ou ignorar alguma informação.
5.TGIF
É impossível que alguém tenha passado pelos anos 2010 sem ouvir a música Last Friday Night da cantora pop Katy Perry. Se a sigla já era conhecida e utilizada pelos nativos da língua inglesa, ela ficou ainda mais popular depois da música sobre uma sexta-feira inesquecível. A expressão TGIF significa Thank God It ‘s Friday, utilizada informalmente não apenas em mensagens de texto mas também em conversas cotidianas. Traduzindo para o português fica: Graças a Deus é Sexta Feira!
6.BRB
A slang “brb” significa literalmente “be right back“, que traduzindo para o português seria “volto logo“ ou “volto já“, indicando uma ausência breve, utilizada (de maneira informal) em mensagens de texto, chats ou redes sociais. Gíria extremamente comum, e que presume necessariamente um retorno rápido à conversa ou qualquer seja a situação em que esteja inserida, sem precisar de muitas explicações.
7.BTW
Sendo uma das mais comuns gírias da internet, “btw“ é uma abreviação de “be right back”, que significa literalmente “aliás” ou “a propósito”, e é utilizada para introduzir algum assunto que anteriormente não estava sendo discutido na conversa principal ou para acrescentar alguma informação que não foi mencionada antes, sem ter de fazer uma pausa prolongada para explicar o contexto. Realmente uma das mais comuns, em praticamente todos os espaços da internet.
8.R, U, Y
No português podemos abreviar palavras de acordo com a representação das letras, como em “pq” e “vc”, e não utilizamos nenhuma pronúncia de alguma letra como abreviação, o que justamente ocorre no inglês. A pronúncia da letra “r” em inglês é igual a da palavra “are”, portanto é utilizada como gíria, assim como a letra “u” que é pronunciada da mesma forma que a palavra “you” e ainda a letra “y” que é pronunciada tal qual a palavra “why”. Portanto, todas usadas de maneira rotineira em ambientes virtuais, por serem uma maneira rápida de abreviar certas palavras. Podemos ainda montar uma frase com as três letras, como em: “Y r u ok?” que seria “Why are you ok?”. Interessante, né?
9. GR8
Sendo utilizada principalmente na inglaterra, a gíria “gr8” traz um novo elemento a utilização de girias, a mistura da pronuncia de numeros com palavras. “Gr8” significa “great”, que seria a junção das duas primeiras letras da palavra com a pronúncia do número oito, eight. Ainda na inglaterra, temos também outra gíria que segue o mesmo raciocínio, que é ainda mais comum, que é o “m8”, sendo a palavra “mate”, que literalmente significa parceiro, e que é a forma mais comum de chamar algum amigo na Inglaterra, como aqui no brasil utilizamos a palavra “mano”.
10.OMG
Talvez a mais conhecida aqui no Brasil, a gíria “OMG”, that stands for ”Oh My God”, que se traduz em “Ai Meu Deus”, expressão muito comum no Brasil. Aqui vemos uma similaridade cultural entre o inglês e o português, tendo o cristianismo presente em momentos do cotidiano.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022