Hi guys! How ‘s it going?
Aqui no Brasil, estamos apenas alguns dias de distância de um dos maiores vestibulares do país? Basicamente qualquer um que queira ingressar no ensino superior, já teve que fazer a prova do ENEM, right? Mas você já parou para pensar em como esse processo funciona em outros países? Caso a pergunta tenha te deixado curioso, fique aqui com a gente e descubra como funciona The Higher Education in the U.S.
1.Academic Records
Uma das etapas para o ingresso de estudantes estadunidenses na universidade começa já no ensino médio. Durante essa fase escolar, os alunos devem demonstrar bom desempenho e um currículo escolar que chame a atenção dos recrutadores. Aposto que você já deve ter assistido em filmes ou séries o desespero dos personagens em manter suas médias altas. Isso porque as chances de conseguirem bolsas para ingressar no ensino superior aumentam consideravelmente quando se tem um bom currículo escolar.
2.Essay and Recommendations
Outra parte muito importante do processo de “application” para os estudantes são a entrega de boas cartas de recomendação e uma redação. Diferente da redação que fazemos aqui no Brasil, que segue um estilo dissertativo argumentativo, a redação, ou “essay” exigida lá segue um modelo um pouco mais livre. Geralmente, as redações devem falar sobre o próprio autor, suas experiências de vida, o que busca para seu futuro e quais são seus maiores objetivos. Já as cartas de recomendação devem ser escritas por alguém que o tenha ensinado numa aula e possa falar das suas capacidades académicas, ou por um conselheiro que possa dar uma perspetiva mais completa do tipo de pessoa que é.
3.SAT or ACT
As provas SAT e ACT são os chamados “Standardized Tests”, ou seja, quase como o ENEM, são provas que exigem sua aptidão em determinadas áreas do conhecimento. A maioria das universidades aceita qualquer uma das duas provas, porém, existem diferenças nos conteúdos e competências exigidas em cada uma. O ACT cobre as áreas de inglês, matemática, leitura e interpretação textual, ciências e uma redação (opcional). Já o SAT exige conhecimentos em leitura e produção de texto, matemática sem uso de calculadora, matemática com uso de calculadora, redação (opcional).
4.College application form
Outra etapa disponível na maioria das universidades nos Estados Unidos é o preenchimento de formulários de inscrição. Nesses casos, o conteúdo desses formulários é definido por cada instituição, e pode ser encontrado nos sites de cada universidade.
5.International students
Caso o estudante esteja ingressando de outro país e não tenha o inglês como língua nativa, também são exigidos testes de proficiência, como por exemplo o TOEFL, IELTS, PTE Academic, Duolingo, iTEP entre outros. A maioria das universidades não exige um teste específico, mas é sempre bom saber se existe uma recomendação de qual das provas é indicada para o “application”.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022