Hello guys! What’’s up?!
Hoje nós vamos falar de duas grandes formas de arte, que quando juntas, criam grandes obras atemporais. Estamos falando de filmes e livros! Se separados eles já são incríveis, quando se misturam se tornam ainda melhores, e por esse motivo que adaptações de livros são tão aclamadas (quando bem feitas). Mas será que você sabe dizer sempre que um filme é a adaptação de um livro? Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista de 4 filmes adaptados de livros que talvez você não sabia. Então, sem mais delongas, let ‘s go!
⦁ 10 things I hate about you (1990)
Essa clássica RomCom do fim dos anos noventa é cheia de referências musicais, culturais e estéticas da época, com um estilo muito marcante de roupas, maquiagem, festas e paqueras que representam bem a loucura da virada do século. Nesse contexto, vivem a linda (e insuportável) Kat Stratford, que acaba se envolvendo com Patrick Verona, o badboy da escola disposto a fazer de tudo para ganhar o coração de tão difícil garota. Depois dessa descrição, dificilmente você relacionaria esse filme com algum livro, quem dirá algum clássico da dramaturgia inglesa… Acredite ou não, mas é isso que ele é! O filme teen 10 things I hate about you (10 coisas que odeio em você) é uma adaptação moderna do livro The Taming of the Shrew, ou A Megera Domada, do escritor William Shakespeare. O filme, apesar de ter uma estética mais jovem, é cheio de referências à peça, provando ainda mais seu valor e ganhando destaque como um dos queridinhos do gênero de comédias românticas.
⦁ Match Point (2005)
Dirigido e roteirizado pelo aclamado cineasta Woody Allen, o filme “Match Point” é um ponto fora da curva de romances geralmente associados ao diretor. Nesse drama, acompanhamos a história de Chris Wilton, um treinador de tênis em decadência que vê uma grande chance de ascender socialmente, mas pode colocar tudo a perder após cometer um crime terrível, que passa a assombrado e, pouco a pouco, vai o enlouquecendo a medida que passa a ver sua vítima em todos os lugares. Se isso te soa familiar, você deve ter pensado no grande clássico da literatura russa, Crime and Punishment. O filme não é exatamente uma adaptação, já que a história segue uma linha de originalidade, mas o texto de Dostoievski é bastante referenciado nas atitudes dos personagens e em suas falas, até mesmo com trechos inteiros de diálogos extraídos do livro.
⦁ Clueless (1995)
Voltando para as RomComs, temos aqui uma das mais famosas, mais referenciadas e mais prestigiadas comédias teens de todos os tempos. Com figurinos marcantes e falas atemporais, As Patricinhas de Beverly Hills é, sem dúvidas, um dos maiores do gênero. O filme conta a história de Cher Horowitz, uma jovem rica e mimada pelo pai que, precisando melhorar suas notas em uma matéria, decide juntar dois professores de sua escola para distraí-los de aprová-la. A empreitada acaba animando a garota, que se sente a nova casamenteira de seu grupo de amigas, mas sempre tendo pouca sorte em achar para si mesma o par perfeito. Muitos até diriam que Clueless é uma releitura moderna do clássico Emma, de Jane Austen, lançado no distante ano de 1815… e esses muitos estariam certos! Brincadeiras à parte, Clueless prova que é possível resgatar uma história velha em uma era nova, e faz isso de maneira esplêndida, sendo um marco cultural dos anos 90 e uma referência até hoje. Jane Austen pode não ter criado Clueless, mas ela com certeza amaria Cher.
⦁ Easy A (2010)
Pulando 15 anos no futuro, Easy A ou “A mentira”é um filme de 2010 protagonizado por Olive, uma garota impopular que acaba se metendo em um grande efeito dominó após contar uma mentira para sua melhor amiga. A pequena história sobre ter perdido a virgindade acaba virando um esquema de troca de favores, onde Olive ajudava garotos deslocados a parecerem mais legais dizendo que transou com ela, enquanto eles a mimam com dinheiro e favores. O filme, claro, faz referência ao livro “The Scarlet Letter”, em português A Letra Escarlate, que conta a história de Hester Prynne perseguida pelos moradores moralistas e puritanos da cidade de Salem, que, como forma de separá-la das outras pessoas, a obrigam a usar uma letra A bordada em suas roupas. No filme Easy A, as referências não são sutís e a própria Olive aparece usando o A escarlate como o de Hester. Apesar da distância temporal entre as duas obras e dos diferentes contextos em que se passam, ambos livro e filme buscam tecer uma crítica aos moralismos de nossa sociedade.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022