Hello everybody!
Estudante ou não da língua inglesa, tenho certeza que você já falou ou ouviu alguém falar que alguma coisa era “aesthetic”, mas você sabe o que significa?
De acordo com o dicionário de Cambridge, o substantivo Aesthetic significa: a set of principles used in a particular artistic movement, que traduzindo seria um conjunto de princípios usados em um movimento artístico específico, ou também pode ser usado como adjetivo, com o significado de: relating to the enjoyment or study of beauty, que seria relacionado ao prazer e estudo da beleza. Em diferentes contextos, o termo aesthetic tem se tornado popular em redes sociais, utilizado para descrever diferentes formas de se expressar, seja através da moda, da arte ou da forma de se portar socialmente. No post de hoje, iremos apresentar alguns dos Aesthetics mais populares para os que já estão antenados e para aqueles que nunca ouviram falar sobre tal movimento. Let ‘s go!
1.Eboy and Egirl Aesthetic
E-gir e E-boyl, uma abreviação de “electronic girl” (garota eletrônica) e “eletronic boy” (garoto eletrônico), é uma subcultura e um estereótipo de jovens que estão “on-line”, o que significa que elas estão integrados na cultura da Internet, especificamente nas comunidades de anime, jogos, K-Pop, cosplay, Discord, TikTok e Twitch. A estética E-Girl e E-Boy é expressa através de marcadores visuais, como um estilo próprio de se vestir, e também nos tipos de conteúdos consumidos pelos que participam desse grupo. Vale ressaltar que, o interesse que os jovens têm em serem identificados como parte de determinados grupos não exclui sua singularidade, ao contrário do que se pensa.
Essa estética surgiu no final dos anos 2010 e é vista quase exclusivamente nas mídias sociais online, em particular no aplicativo de compartilhamento de vídeo Tik Tok. O visual é inspirado na cultura skatista, moda dos anos 1990, anime, hip-hop, gótico e rave.
2.Clean Girl
A estética Clean Girl é uma tendência popular que se concentra em uma abordagem minimalista e moderna da beleza e da moda. Ela adota um visual natural e sem esforço, ao mesmo tempo em que mantém uma aparência polida e limpa. Essa estética ganhou popularidade por meio de plataformas de mídia social, especialmente o TikTok e o Instagram, onde influenciadores e usuários compartilham suas roupas, rotinas de beleza e escolhas de estilo de vida inspiradas em garotas “cleans”. À medida que a estética Clean Girl ganhou popularidade, ela também gerou discussões sobre consumismo, fast fashion e a importância de uma vida sustentável. Muitos defensores da estética defendem o consumo consciente, escolhendo qualidade em vez de quantidade e apoiando marcas éticas e ecologicamente corretas.
3.Cyberpunk
O cyberpunk, como gênero, inclui uma ampla variedade de estéticas visuais, mas é reconhecido por seu tema abrangente de alta tecnologia, baixa vida”. Isso se tornou proeminente na década de 1980, graças às obras de autores como Philip K. Dick, Roger Zelazny, J. G. Ballard, Philip Jose Farmer, William Gibson e Harlan Ellison, que examinaram o impacto da cultura das drogas, da tecnologia e da revolução sexual, evitando as tendências utópicas da ficção científica anterior.
A moda cyberpunk, também conhecida como Techwear, é fortemente influenciada por filmes como Johnny Mnemonic, Blade Runner e The Matrix e pode ser interpretada como “moda gótica futurista” e envolve trench coats, botas, roupas pretas brilhantes, “dreads” coloridos que as mulheres podem usar etc. No entanto, o Techwear não é a única influência notável da moda quando se trata de Cyberpunk.
4.Y2K
Y2K foi o termo usado para se referir ao problema previsto para ocorrer em todos os sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000. Atualmente, com a volta de várias tendências de moda da época, o Y2K passou de ser apenas o “bug do milênio” para se tornar hashtag em redes sociais como o TikTok e o Instagram. Tops de malha, camisetas baby look, presilhas de cabelo no formato de borboleta, cintura baixa, minissaias, bolsa baguete, brilhos e strass e várias peças de roupa coloridas são alguns dos itens que fazem parte dos looks de quem segue este estilo. Como referência, lembre do visual de artistas como Britney Spears, Destiny’s Child, Paris Hilton, Christina Aguilera, entre outras, no auge do sucesso.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022