Hi guys! What ‘s up? Hoje estaremos falando das nossas queridíssimas mulheres em seus vários âmbitos, como foi discutido no post sobre as mulheres estadunidenses no futebol, esporte dominado por homens. Na mesma linha, iremos falar sobre as mulheres no hip hop, gênero também dominado por homens, e como elas são importantes e abriram muitos espaços para as futuras cantoras que viriam a ser grandes sucessos! Let us go!
1.Queen Latifah
Precursora importantíssima no hip hop em geral, Queen Latifah é um verdadeiro ícone para o gênero. Começando sua carreira aos 18 anos, a rapper iniciou da arte do beatboxing, e logo em seguida migrou para o hip hop propriamente dito. Ganhando sucesso e atenção em pouco tempo, suas músicas iriam ser sampleadas (sample é um trecho de uma música remixado para se usar em outra música) por artistas como Ice Cube e Lil’ Kim (outra importante rapper da mesma época). Latifah trazia temas que tratavam da experiência da mulher negra nos Estados Unidos, tocando em temas como violência doméstica, assédio e problemas de relacionamento. A artista foi a primeira rapper a cantar no Super Bowl halftime show (intervalo do campeonato nacional de futebol americano), uma das maiores plataformas de apresentação dos Estados Unidos, o que mostra seu peso imenso na cena. Uma queen, de fato.
2.Lauryn Hill
A majestosa Lauryn Hill! Uma de nossas artistas favoritas, e portanto, presença obrigatória no nosso post! A cantora desde pequena se interessou por música, chegando a cantar em programas de TV na adolescência, mas só em meados dos anos 90 que as portas se abririam para nossa verdadeira superpotência. Sua carreira começa a explodir ao fazer parte do grupo The Fugees, onde se estabeleceu enquanto força principal, e sucesso instantâneo com grandes clássicos como “Killing me softly”, e apenas com dois discos já se tornara uma grande estrela nacional, com apenas 21 anos de idade. Ao se afastar do grupo, ela caminha para o estrelato definitivo com seu álbum “The miseducation of Lauryn Hill”, um sucesso imediato que mostrava sua capacidade absurda de rap, canto, mistura de gêneros e claro, letras impressionantes (revolucionário para a época, já que a escrita geralmente ficava resguardada aos homens). Tal álbum é muitas vezes considerado um dos maiores de todos os tempos, e em alguns casos o maior de todos os tempos, e tendo apenas lançado este álbum, a artista influenciou toda uma geração de novas rappers, e novos rappers também, se consolidando como uma das maiores artistas de todos os tempos.
3.Nicki Minaj
A próxima revolucionária na nossa lista é a grandiosa Nicki Minaj! Por muitos considerada a precursora do que seria o rap feminino nos anos 10, sua influência, autoconfiança e experimentalismo conseguiram demonstrar uma das maiores estrelas da música pop da atualidade! Nascida em Trinidad e Tobago, país do Caribe, a estrela se mudou para o Bronx, em Nova Iorque, com poucos anos de idade. O Bronx, a cidade de Nova Iorque, são lugares perfeitos para pessoas que nascem com talento descobrirem a si mesmos, pelo forte peso cultural (sobretudo a cultura negra) que as localidades possuem. Se juntando a grupos musicais em Nova Iorque, a artista foi encontrando seu caminho de pouco em pouco, até conseguir os contatos necessários para lançar sua carreira. Desde o final dos anos 2000, Minaj se mostrou uma artista única e powerful, que reviveu o hip hop feminino, e que se colocou sempre em primeiro lugar, tendo apenas algumas participações em canções com cantores masculinos. Ela é extremamente singular, e marcou uma virada de chave no que seria a própria compreensão do que é o hip hop. Nicki Minaj andou para que outras rappers pudessem correr! Vamos lá, vá escutar qualquer hit dela, por favor!
4.Cardi B
Aqui temos a sucessora espiritual de Nicki Minaj! Comprovando assim, as portas que a rapper abriu. Aqui temos nossa primeira rapper latinoamericana, tendo pais da República Dominicana e Trinidad e Tobago, e mais uma vez uma cantora provinda das ruas de Nova Iorque. Falando em descendência, já logo de cara digo que Cardi B foi a primeira cantora de descendência dominicana a ter um primeiro lugar no topo das paradas, além de ser, também, a maior rapper com number one singles (5) no top 100 da billboard. Seu estilo único com letras ousadas e ritmos que misturam música latina com hip hop, também lhe trouxeram muitas conquistas (sim, iremos exaltar a importância da Cardi com muitos números, porque pense numa mulher para ganhar prêmios). Ela é a rapper feminina com mais singles diamond (três; single diamond são canções com mais de 10 milhões de vendas). Além disso, ela é a rapper feminina com mais músicas com um bilhão de streams no Spotify – onde ela também tem o álbum de rap feminino com mais streams. Ela foi a primeira artista a chegar ao topo da Billboard Global 200. Seus prêmios incluem um Grammy, oito Billboard Music Awards, seis Guinness World Records, seis American Music Awards, 14 BET Hip Hop Awards e dois prêmios ASCAP Songwriter of the Year. Em 2018, a revista Time a incluiu em sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo e, em 2020, a Billboard a homenageou como Mulher do Ano. Fora da música, ela se tornou diretora criativa da revista de entretenimento Playboy em 2022.
Adaptado por :
Professor:
Teacher Yohan Gabriel
Professor de inglês particular e em escolas de idiomas para todas as idades, ensina inglês com música, filmes e cultura. Estudante de Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Morou e estudou na Inglaterra e no Canadá. Ama os Beatles. Produtor de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022
Professora:
Teacher Clara Dias
Estudante de farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e professora particular de inglês para todas as idades. Gosta de ensinar através de elementos a cultura pop e de trabalhar as individualidades de cada aluno. Produtora de conteúdo para o Site da FFA. Teacher da Fully Fluent Academy desde 2022